}); Studiof22 | Studio f22 by Ricardo Rocha / Comporta Portugal
logo

Studio f22 by Ricardo Rocha / Comporta Portugal

Comporta é uma freguesia portuguesa situada no concelho de Alcácer do Sal.

A freguesia é limitada a norte pelo estuário do rio Sado e a oeste pela península de Tróia, da qual fica separada pela ribeira da Comporta.

Praia

A Comporta é famosa pelas suas praias de enorme qualidade e pelo clima ameno durante o Verão. A praia da Comporta tem areia branca e um mar azul, conferindo-lhe um aspecto paradisíaco. O amplo areal, o parque de estacionamento e os bons acessos faz desta praia uma das mais conhecidas e concorridas da região. Esta praia tem sido galardoada com a Bandeira Azul ao longo dos anos, símbolo da qualidade que por aqui poderá encontrar.

Em 2015 o restaurante Sal, na praia do Pego, na Comporta, foi considerado o melhores bar/restaurantes de praia do Mundo pelos leitores da revista Traveler.

 

Observação de aves

A Comporta está integrada na Reserva Natural do Estuário do Sado, conferindo-lhe as condições necessárias para o desenvolvimento das mais de 200 espécies de aves que por aqui existem.

Esta reserva abrange a maior parte do Estuário do Sado e área envolvente. Dela fazem parte as importantes zonas dos sapais, as dunas de Tróia, cuja vegetação tem um papel fundamental na fixação das areias, e as lagoas da Herdade do Pinheiro, ecossistemas favoráveis à existência de uma fauna e flora muito rica e diversificada. De características húmidas, é uma área privilegiada para a nidificação e para a passagem do Inverno de muitas espécies.

Se quiser passear aconselha-se uma visita à Carrasqueira, aldeia ribeirinha junto à Praia da Comporta que conserva uma obra-prima da arquitectura popular: um cais palafítico que se estende e ramifica durante centenas de metros pelos esteiros lamacentos rio Sado.

Museu do Arroz

O Museu do Arroz conta a história desta zona, expondo vídeos, fotografias e utensílios que eram usados desde a década de 1830, data em que a cultura do arroz foi instituída na Comporta.

  • Share