}); Studio f:22 by Ricardo Rocha / Ericeira Portugal | Studiof22
logo

Studio f:22 by Ricardo Rocha / Ericeira Portugal

“Ericeira, onde o mar é mais azul…”

 

Ericeira é uma antiga e pitoresca vila turística situada a 35 km a noroeste do centro de Lisboa, a 18 km de Sintra e a 8 km de Mafra.

 

Vila muito antiga, presumivelmente local de passagem e instalação dos Fenícios.

Reza a lenda que o nome Ericeira deriva de Ouriceira, na origem “terra de Ouriços”, devido aos numerosos ouriços-do-mar que abundavam nas suas praias. No entanto, investigações mais recentes apontam o ouriço-cacheiro e não o do mar como inspirador do nome. Com a descoberta de um exemplar do antigo brasão da Vila, hoje no Arquivo-Museu da Misericórdia, confirmou-se que o animal ali desenhado é, de facto, um ouriço-cacheiro.

A história da Ericeira remonta a cerca de 1000 A.C. O seu primeiro foral  data de 1229, concedido pelo então Grão-Mestre da Ordem de Aviz, Dom Frei Fernão Rodrigues Monteiro, que instituiu o Concelho da Ericeira.

Novas cartas de foro concedidas em 1369 por D. Afonso IV e em 1513 por D. Manuel I, vieram nobilitar a vila concelhia, doada pelo mesmo D. Manuel ao infante D. Luís e por este ao seu filho natural D. António Prior do Crato, forte opositor à tomada do poder real por Filipe II de Espanha. Em 1589, no Forte Milreu, D. António fez uma gorada tentativa de desembarque de tropas com o objectivo de conquistar o poder.

Em 1855, na sequência de uma reordenação administrativa do território, a Ericeira deixou de ser concelho para ficar na dependência de Mafra, sede concelhia até aos dias de hoje.

A Ericeira conheceu no século XIX a sua época áurea e um enorme incremento, porquanto foi o porto mais concorrido da Estremadura, com alfândega, por onde se fazia o abastecimento de quase toda a província. O embarque para o exílio da família real portuguesa, episódio que assinala o termo do regime monárquico nacional em 1910, fará sempre do porto da Ericeira um dos locais mais dramáticos da geografia do concelho de Mafra.

A antiga importância comercial tem hoje correspondência no notável movimento turístico, resultante da situação e do clima privilegiado de que goza.

O turismo desempenha um papel fundamental na vida e na economia da Ericeira. Sendo a única Reserva Mundial de Surf na Europa, a freguesia é conhecida mundialmente pelas condições ideais para a prática de surf e bodyboard, em particular nos 4km que compõem a reserva. Nos últimos anos tem-se assistido ao aumento de instalações de apoio à prática destes desportos, desde centros de treino, hostels para surfistas, entre outras infraestruturas.

A Ericeira é a 1ª Reserva de Surf da Europa e a 2ª do Mundo, reconhecida oficialmente em Outubro de 2011 pela organização norte-americana Save the Waves Coalition, que destacou a excelência das características naturais oferecidas para a prática da modalidade.

A Reserva Mundial de Surf localizada na Ericeira faz parte do concelho de Mafra, estendendo-se entre as praias da Empa e de São Lourenço, numa faixa costeira que concentra sete ondas de classe mundial num espaço de apenas 4 km: Pedra Branca, Reef, Ribeira d’Ilhas, Cave, Crazy Left, Coxos e São Lourenço.

Os critérios que conduziram ao seu reconhecimento oficial foram a qualidade e consistência das ondas, a importância da história e cultura de surf local, a riqueza e sensibilidade ambiental da área e o apoio da comunidade local. Tem em vista também assegurar a protecção dos recursos naturais.

Depois de Malibu (EUA), a Ericeira foi a segunda zona a ser distinguida como Reserva Mundial de Surf. Seguiram-se Manly Beach (Austrália), Santa Cruz (EUA), Huanchaco (Peru), Bahia Todos Santos (México), Gold Coast (Austrália), Punta de Lobos (Chile) e Guarda do Embaú (Brasil). Até hoje mantém-se a única da Europa

Ribeira D’Ilhas é a praia onde a We Surf está sediada e é o local onde, em Outubro de 2011, se realizou a cerimónia simbólica de consagração da Ericeira como World Surfing Reserve.

A vila beneficia da sua proximidade à cidade de Lisboa e também da construção da auto-estrada A21, sendo o local ideal para milhares de pessoas que moram na capital e arredores da mesma passarem o fim-de-semana, aproveitando a óptima gastronomia local e a tranquilidade da pitoresca vila e fugir das sempre cheias praias da Costa da Caparica e da Linha de Cascais.

O Sumol Summer Fest, maior evento de música reggae do País, realiza-se todos os anos no Ericeira Camping, no mês de Junho, trazendo milhares de pessoas à Ericeira, maioritariamente jovens.

 

 Locais de Interesse

As praias  e os pesqueiros, bem como o património municipal e o gastronómico, com base numa variedade de peixes e mariscos, constituem os seus maiores atractivos.

 

Festas e Romaria

 

O que Fazer

  • Na Ericeira nunca faltará o que fazer, desde os deportos aquáticos como surf, bodyboard, kitsurf, windsurf. A zona reúne as melhores condições para a prática destes desportos
  • Praias excelentes para banhistas, areais limpos, águas limpas, nenhuma poluição além de boas infraestruturas, e o bronzeado característico e duradouro devido ao alto nível de iodo.
  • Paisagens incríveis: aventure-se pela região, caminhe pelas suas praias e arribas onde existem vários fortes e monumentos de interesse histórico. Observe a fauna e flora única desse local. Existem passeios organizados pelas arribas que percorrem a Reserva Mundial de Surf. São organizados por diversas entidades e por locais que promovem online. Pesquise na Net.
  • Visite a vila com as suas casas características e inúmeros locais de interesse histórico, como as suas capelas, o pelourinho, o Edifício da Praça da República…
  • Não deixe também de visitar a região agrícola nas áreas envolventes. A região saloia é um dos principais mercados abastecedores de Lisboa, além de belas paisagens existem locais de interesse histórico como os antigos fortes das Linhas de Torres. Existem diversos circuitos pedonais sinalizados.
  • E claro que não pode só passear e divertir-se sem comer. Na Ericeira não pode deixar de experimentar a sua excelente gastronomia, especialmente o peixe e o marisco sempre fresco. Sendo uma zona de turismo existem também boas opções em qualquer tipo de comida.
  • Ao fim da tarde ou à noite aproveite o inúmeros bares que a Ericeira tem à sua disposição e visite a discoteca Ouriço fundada em 1960. É uma das mais antigas de Portugal.

Tendo todas as estruturas de apoio necessárias, hostels, estalagens, apartamentos e hotéis para todos os gosto e carteiras, excelente gastronomia, diversão nocturna, praias com excelente acessibilidade, estruturas para pessoas com deficiência, a Ericeira é um destino de eleição como zona de férias. Não se vai arrepender.

Contactos

Junta de Freguesia Ericeira
Largo do Pelourinho, Nº 2,
2655-330 ERICEIRA
Tel: 261 862982
Fax: 261 866159

jfericeira@mail.telepac.pt​

Câmara Municipal de Mafra     
Praça do Município  2644-001 Mafra 

Tel: 261 810 100
Fax: 261 810 130 

geral@cm-mafra.pt(link sends e-mail)

Posto de Turismo da Ericeira
Rua Dr. Eduardo Burnay, 46 2655-370 Ericeira
Telefone:+351 261 863 122
Fax:+351 261 864 136

 

Vila Galé Ericeira ★ ★ ★ ★Largo dos Navegantes
2655-320 Ericeira
PORTUGALTELEFONE (+351) 261 869 900

ericeira@vilagale.com
ericeira.reservas@vilagale.com

Villa Ana Margarida+351 962 707 309
reservas@villaanamargarida.com

Parque de Campismo de Mil Regos

Estrada Nacional 247, KM 49,4 2655-319 Ericeira

Tel.: (+351) 261 862 706 / (+351) 261 862 513
Fax: (+351) 261 866 798

 

 

Restaurante Terra Mar

Estrada nacional 247 | RibamarEriceira 2640-027, Portugal

+351 261 865 924
Golfinho Azul
R. das Ribas | São LourençoEriceira 2640-254, Portugal
+351 261 862 945
O Lebre Escondidinho
Rua da Misericórdia Nº 3Ericeira 2655-312, Portugal
  • Share
mattis risus. dolor pulvinar mattis risus diam