}); Studio f:22 by Ricardo Rocha / Ericeira World Surfing Reserve | Studiof22
logo

Studio f:22 by Ricardo Rocha / Ericeira World Surfing Reserve

A Ericeira é uma vila piscatória muito procurada como zona de veraneio, mantendo todavia as características originais e uma atmosfera muito própria. Situada a cerca de 50 km de Lisboa e com acesso fácil, as suas praias são muito concorridas durante o Verão por banhistas e durante todo o ano por surfistas. São consideradas as melhores a nível europeu para a prática do surf e é aqui que se encontra a Reserva Mundial de Surf.

A Ericeira é a 1º reserva de surf da Europa e a 2º do Mundo, reconhecida oficialmente em Outubro de 2011 pela organização norte-americana Save the Waves Coalition, que destaca a excelência das características naturais oferecidas para a prática da modalidade.

A Reserva Mundial de Surf localizada na Ericeira faz parte do concelho de Mafra, estendendo-se entre as praias da Empa e de São Lourenço, numa faixa costeira que concentra sete ondas de classe mundial num espaço de apenas 4 km: Pedra Branca, Reef, Ribeira d’Ilhas, Cave, Crazy Left, Coxos e São Lourenço.

Os critérios que conduziram ao seu reconhecimento oficial foram a qualidade e consistência das ondas, a importância da história e cultura de surf local, a riqueza e sensibilidade ambiental da área e o apoio da comunidade local. E tem em vista assegurar a protecção dos recursos naturais.

Depois de Malibu (EUA), a Ericeira foi a segunda zona a ser distinguida como Reserva Mundial de Surf. Seguiram-se Manly Beach (Austrália), Santa Cruz (EUA), Huanchaco (Peru), Bahia Todos Santos (México), Gold Coast (Austrália), Punta de Lobos (Chile) e Guarda do Embaú (Brasil). Até hoje mantém-se a única da Europa


Ribeira D’ilhas é a praia onde a We Surf está sediada e é o local onde, em Outubro de 2011, se realizou a cerimónia simbólica de consagração da Ericeira como World Surfing Reserve.


Um passeio pela Ericeira é também uma excelente oportunidade para conhecer a região oeste e saborear os variados pratos de marisco e peixe fresco, especialidade gastronómica da região.

  • Share
ut venenatis ut Aliquam ultricies mattis eleifend